
De 23 a 26 de setembro, a Prefeitura de Niterói e a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT) promovem o Setembro Inclusivo nas Plataformas Urbanas Digitais (PUDs), com uma programação que une tecnologia, educação e cultura em prol da inclusão, voltada à sensibilização e valorização dos direitos das pessoas com deficiência.
A iniciativa se soma às campanhas nacionais do Setembro Verde – dedicado à luta pelos direitos das pessoas com deficiência – e do Setembro Azul, que dá visibilidade à comunidade surda. As datas reforçam a importância da inclusão e da igualdade de oportunidades em um país onde, segundo o Censo 2022, 17,3 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência.
O Setembro Azul também destaca a comunidade surda, com 2,7 milhões de surdos no Brasil. A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é um marco para garantir a identidade e os direitos dos surdos, reconhecida oficialmente desde a Lei nº 10.436/2002. A luta pela inclusão dos surdos envolve garantir o acesso à educação, à informação e a serviços públicos acessíveis.
A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) – Estatuto da Pessoa com Deficiência, sancionada em 2015, estabeleceu a igualdade de oportunidades e a acessibilidade como direitos fundamentais. Além disso, o Decreto nº 5.296/2004 e a Lei nº 13.853/2019 promovem a acessibilidade física e digital, garantindo o acesso a informações e serviços para todos.
Além da reflexão sobre acessibilidade, o evento visa garantir acesso às tecnologias assistivas disponíveis gratuitamente nas Plataformas Urbanas Digitais, capacitar pessoas com deficiência no uso de ferramentas digitais e fomentar soluções inovadoras para uma sociedade mais acessível e inclusiva.
Um movimento de transformação
“O Setembro Inclusivo é um momento de reflexão e de ação. Nas Plataformas Urbanas Digitais, reafirmamos o compromisso de Niterói com a inclusão, oferecendo tecnologia, cultura e educação acessíveis. É um espaço para valorizar a diversidade, dar visibilidade às pessoas com deficiência e fortalecer a construção de uma sociedade mais justa e saudável”, declara Juliana Benício – Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia de Niterói.
A campanha reforça a construção de uma rede de apoio entre instituições, desenvolvedores, famílias e sociedade, debatendo políticas públicas e inspirando inovação com foco em acessibilidade digital e inclusão social.
Programação
23/09 (terça-feira) | 9h às 11h | PUD Engenhoca
A PUD Engenhoca receberá um grupo de alunos surdos, uma professora surda, uma estagiária surda e quatro professores intérpretes da Escola Municipal Paulo Freire para uma visita guiada e uma atividade tecnológica.
25/09 (quinta-feira) | 16h | PUD Engenhoca
Palestra: Jogos Inclusivos – com Eduardo Brasil Barbosa Jr.
Criador do jogo “Meu Amigo Caramelo”, voltado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e PCD. Especialista em Inovação e Indústria Criativa, Eduardo é consultor do SEBRAE e soma mais de 18 anos de experiência em projetos inovadores.
26/09 (sexta-feira) | 14h | PUD Viradouro
Gravação do podcast “Como a tecnologia pode contribuir para a autonomia e inclusão de pessoas com deficiência“ com a participação dos alunos Phillipy Raphael Pereira e Letícia Coelho (ambos com Síndrome de Down) e Matheus Cunha (deficiência visual – cego). Protagonismo e voz para quem transforma realidades.
Serviço
Setembro Inclusivo – Plataformas Urbanas Digitais
De 23 a 26 de setembro
📍 PUD Engenhoca
Praça José Vicente Sobrinho, s/n, esquina com a Rua Dom Antônio de Almeida Moraes Junior – Engenhoca, Niterói–RJ. Dúvidas: Tel./WhatsApp (21) 96983-0351.
📍PUD Viradouro
Rua Nossa Sra das Graças, 474, Viradouro – Santa Rosa-Niterói–RJ. (Em frente ao Campo do Viradouro). Tel./WhatsApp (21) 97876-5385.
Gratuito. Classificação Livre
Mais informações: www.plataformadigital.niteroi.br



