O projeto Plataforma Urbana Digital (PUD) da Prefeitura de Niterói, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia de Niterói (SMICT), foi vencedor do prêmio “SEIM Integrando Ações”, que reconhece iniciativas de destaque na Região Metropolitana do Rio de Janeiro voltadas à formação profissional e à empregabilidade de jovens no contexto da Indústria 4.0 e na conscientização do equilíbrio, promovendo qualidade de vida e reconexão social.

A cerimônia de premiação realizada pela Secretaria Especial de Integração Metropolitana do Rio (SEIM) ocorreu no último 14 de julho, durante o seminário “Juventude 4.0: Entre Telas e Trilhas–Desconectar para Reconectar”, realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

A Plataforma Urbana Digital foi reconhecida não somente por seu papel na inclusão e capacitação de jovens para o mercado de trabalho contemporâneo, marcado pela tecnologia, automação e inovação, mas também por promover ações que valorizam a reconexão social, o bem-estar e o equilíbrio com a natureza.

Juliana Benício, secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia de Niterói, reforça a relevância do prêmio como reconhecimento à política pública.

“O Projeto Plataforma Urbana Digital, gerido pela SMICT, é uma política pública de altíssimo nível, que promove inclusão digital, acesso à ciência e transformação social. Que orgulho ver mais um reconhecimento para essa iniciativa tão relevante, principalmente no preparo de nossos jovens para o mercado de tecnologia e inovação. Nosso trabalho vai além da criação de oportunidades: formamos talentos que ocupam esses espaços com competência e propósito. Parabéns às equipes das PUDs e a todos os envolvidos — vocês são um orgulho para Niterói.”

A secretária de Integração Metropolitana, Cynthia Felix, também ressaltou a importância da iniciativa no combate à exclusão social e na construção de um futuro mais justo e conectado:

“A Agenda Juventude 4.0 é fundamental para preparar os jovens para os desafios da Indústria 4.0. Ao investir na qualificação e no desenvolvimento de habilidades, promovemos não apenas inclusão, mas também contribuímos para o crescimento econômico e social da nossa região.”

Durante visita à PUD Engenhoca, Cynthia Felix destacou o impacto positivo das PUDS:

“A iniciativa é fruto do excelente trabalho da Secretaria de Inovação de Niterói (SMICT), promovendo inclusão e transformação por meio da tecnologia. Seguimos comprometidos com experiências que conectam territórios e pessoas por uma Região Metropolitana mais inteligente, humana e integrada.”

O reconhecimento reforça a missão da Prefeitura de Niterói em consolidar políticas públicas de base tecnológica e social que promovam o protagonismo juvenil e a transformação de realidades nas periferias urbanas, fazendo das PUDs centros vivos de aprendizado, criatividade e oportunidade.

Categorias: Notícias