PUDS celebram o mês da Consciência Negra com ações antirracistas, destacando a área do audiovisual (para os jovens e adultos) e a educação lúdica (1ª infância).
As PUDs celebram o Dia da Consciência Negra com ações educativas, culturais e antirracistas que unem tecnologia, cultura e identidade afro-brasileira.
Com o tema “(Re)Construindo o Olhar: Música, Infância e Audiovisual Antirracista”, as ações iniciaram dia 03 de novembro na PUD Engenhoca, com o Professor Allan Pevirguladez e o “MPBIA nas Escolas”, referência nacional em educação antirracista na infância, que utiliza a música, a oralidade e o lúdico como ferramentas de conscientização, respeito e inclusão.b
No dia 11 de dezembro, a PUD Viradouro realiza um dia inteiro dedicado à arte, educação, tecnologia e ao poder transformador das ações antirracistas. A ação visa fomentar o debate étnico-racial nos territórios e a promoção e integração entre tecnologia e cultura negra.
São momentos de aprendizado e diversão, com destaque para a educação lúdica antirracista, incentivando desde cedo o respeito, a igualdade e o fortalecimento da autoestima de crianças negras e indígenas.



Sobre a Data
Em 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra no Brasil. A data é uma reflexão sobre a importância da cultura afro-brasileira e a fundamental contribuição do povo negro para a construção cultural, identitária e para o desenvolvimento do país.
Importante ressaltar que a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da resolução 68/237, considera 2015 a 2024 a Década Internacional dos Afrodescendentes e recomenda a tomada de medidas eficazes pelos Estados-membros, governo e a sociedade civil para a implementação de um conjunto de atividades no espírito de reconhecimento, justiça e desenvolvimento social, econômico e humano para a População Negra.
Programação:
PUD Engenhoca
📅 03/11 de novembro de 2025 I 🕑 Horário: 14h às 16h
PUD Viradouro
📅 11/11 de novembro de 2025 I 🕑Horário: 09h30 às 17h30
MPBIA – “Educação Antirracista Através da Arte”
Atividade com a educação infantil
Convidado: Allan Pevirguladez – Professor, Consultor antirracista do Instituto Vini Jr. e Criador da MPBIA (Música Popular Brasileira Infantil Antirracista), e do maior programa de educação antirracista na infância do mundo, o “MPBIA nas Escolas”, que já atendeu mais de 200 escolas públicas. O trabalho é referência internacional e inspiração para políticas públicas voltadas para a questão étnico- racial na infância.
Tarde: 14h à 17h30
14h – Performance de alunos do curso DJ PRO & Mari Torquato
14:30h – Abertura – SUPIR – Subsecretaria de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Niterói-RJ
14:50h – Apresentação Cultural OCA Viradouro – Performance “180 NELES!”
A performance aborda a visibilização do canal de denúncia sobre a violência doméstica e feminicídio, com o intuito de construir estratégias de enfrentamento a violência doméstica, a apresentação traz ainda relatos vivenciados pelas integrantes – que são mulheres negras.
Criação: Eloanah Gentil e Maiara carvalho
Orientação Artística: Barbara Santos OCA
15:10h – Workshop Audiovisual Antirracista
Convidado: Diego Mister, ator, modelo e um dos diretores da ong Afroreggae. Participou de diversas produções no Globoplay e no cinema, como a série A Divisão, Arcanjo Renegado, Veronika, O Jogo que Mudou a História e no filme Linha de Fogo. Atua também como consultor técnico do AfroReggae Audiovisual.
Exposição PRETAS EM FOCO
Expo realizada por alunos de Fotografia das Plataformas Urbana Digitais da Engenhoca e do Viradouro no Quilombo do Grotão, local emblemático por sua rica história de resistência e luta pela terra. Este projeto contará com a participação ativa do coletivo Niyara, espaço de acolhimento e aprendizagem, que visa destacar a importância e a força da cultura e ancestralidade afro-brasileira.
Vamos juntos nesta construção coletiva, celebrar, aprender e fortalecer o orgulho da história e cultura negra!