REGULAMENTO

CONCURSO DE FOTOGRAFIA “NITERÓI, UM OLHAR URBANO”

A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói — SMCTI, através da Plataforma Urbana Digital da Engenhoca, em parceria com a Oncomed Oncologia, torna público o período de inscrições para o Concurso de Fotografia “Niterói, Um Olhar Urbano”, na forma deste regulamento.

1. SOBRE O CONCURSO:

O Concurso de Fotografia “Niterói, Um Olhar Urbano” será inspirado em dois painéis criados pelo renomado grafiteiro Eduardo Kobra, de São Paulo. Kobra é reconhecido internacionalmente por suas obras vibrantes e coloridas, que se destacam por seus murais gigantescos, combinando realismo, geometria e temas sociais. Sua arte enriquece várias cidades ao redor do mundo, incluindo Niterói.

Os participantes deverão tirar duas fotos: uma em um dos murais do artista na cidade, e outra de um local relacionado ao mural, considerando, elementos como composição, cores, local e tema.

Os murais estão localizados nos seguintes endereços:

  • Prédio da Oncomed Oncologia — Rua Araribóia, 06 – São Francisco – Niterói – RJ;
  • Hospital Universitário Antônio Pedro — Av. Marquês do Paraná, 303 – Centro, Niterói – RJ.

2. OBJETIVO:

O Concurso de Fotografia “Niterói, Um Olhar Urbano” visa celebrar os 450 anos da cidade, bem como enaltecer a beleza e a diversidade de Niterói através da arte da fotografia.

3. TEMA:

O tema do concurso é “Niterói, um Olhar Urbano” e foi escolhido com o intuito de estimular os participantes a explorar e capturar a essência urbana de Niterói, focando em suas paisagens urbanas, arquitetura, cultura, pessoas e tudo mais que represente a singularidade desta cidade.

Critérios de avaliação para o concurso de Fotografia

Critérios Pontuação
Criatividade e originalidadeAvalia a originalidade e inventividade na interpretação do tema, demonstrando uma abordagem única na captura da essência urbana de Niterói.5
Composição e Técnica fotográficaConsidera a organização visual da imagem, a disposição dos elementos na cena e a habilidade do participante em criar uma composição equilibrada e esteticamente agradável.5
Relevância ao TemaAnalisa a conexão da fotografia com a temática:  “Niterói, um olhar urbano” , destacando os aspectos característicos e singulares a cidade.5
Qualidade TécnicaAvalia a excelência na execução técnica da fotografia, incluindo nitidez, exposição adequada, controle de profundidade de campo e outros aspectos técnicos relevantes.5

4. PÚBLICO ALVO:

O concurso é voltado para alunos e ex-alunos do curso de Fotografia da Plataforma Urbana Digital da Engenhoca.

5. INSCRIÇÕES:

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no período de 06/12 a  14/12/2023 no site www.plataformadigital.niteroi.br, aplicativo da Plataforma ou presencialmente de segunda a sexta-feira de 09h às 19h e sábado de 09h30 às 12h30.

6. FORMATO DAS FOTOGRAFIAS:

As fotografias devem ser submetidas em formato digital, com resolução mínima de 3000 x 2000 pixels. Os arquivos devem ser enviados em formato JPEG ou PNG. Os participantes são responsáveis por garantir que as fotografias enviadas são de sua autoria e que possuem os direitos autorais.

Observação: Cada fotografia deverá ser enviada com título, nome, breve descrição do autor e sua obra. Conforme inscrição no formulário a ser enviado por e-mail no ato da inscrição do concurso.

7. COMISSÃO JULGADORA:

Uma comissão julgadora composta por representantes da SMCTI, Oncomed Oncologia e da Plataforma Urbana Digital da Engenhoca, será responsável por avaliar as fotografias. Serão considerados critérios como criatividade, composição, originalidade e aderência ao tema.

8. CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO:

  • A inscrição no concurso ocorrerá, de forma individual, sendo vedadas fotografias apresentadas com dupla autoria;
  • Não poderão participar do concurso, membros da Comissão Organizadora e da Comissão Julgadora Organizadora, bem como os profissionais da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e Plataforma Urbana Digital da Engenhoca;
  • Fotos com conteúdo sexual, promoção de drogas, violência, discriminação ou que violem leis brasileiras e direitos humanos não serão aceitas.

9. PREMIAÇÃO:

Será atribuído o prêmio para o (a) vencedor (a) com as duas melhores fotografias. O prêmio será uma câmera fotográfica EOS Rebel T100 com lente EF-S 18-55 ou modelo similar. As fotografias premiadas e selecionadas serão apresentadas em uma exposição especial.

10. CRONOGRAMA:

O Concurso de Fotografia“Niterói, Um Olhar Urbano” será lançado no dia 29/11/2023, durante o evento “Niterói 450 anos: Eu Faço Parte Dessa História”.

  • Período das inscrições: 06/12 a 14/12/2023;
  • O participante deverá ser aluno ou ex-aluno do curso de fotografia oferecido pela Plataforma Urbana Digital da Engenhoca e responder o formulário enviado até o dia 30/12/2023, às 23h59;
  • Os dados coletados serão devidamente encaminhados para a Comissão Organizadora e posteriormente para a Comissão Julgadora.

11. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS:

O resultado será anunciado no site da Plataforma Urbana Digital e nas redes sociais no dia 15/01/2024. O vencedor será notificado por e-mail e/ou contato telefônico.

A entrega do prêmio acontecerá no dia 26/01/2024 por meio de uma cerimônia na Plataforma Urbana Digital da Engenhoca, localizada na Praça José Vicente s/n, Engenhoca Niterói.

Niterói, 06 de dezembro de 2023

Atenciosamente,

_______________________________________

Comissão Organizadora

Categorias: Notícias