PUDs reforçam enfrentamento à violência contra a mulher!

A violência contra a mulher segue sendo uma grave violação de direitos humanos e uma realidade que atravessa lares, ruas, relações e gerações. Diante do agravamento desse cenário, as Plataformas Urbanas Digitais (PUDs) reforçam seu compromisso com a conscientização, a prevenção e o enfrentamento de todas as formas de violência de gênero, somando-se às ações institucionais desenvolvidas no município de Niterói através da Prefeitura e da Secretaria da Mulher de Niterói.

Dados recentes acendem um alerta: 2025 registrou o maior número de feminicídios da última década, e os casos recorrentes observados em 2026 reforçam a urgência de ações efetivas de proteção às meninas e mulheres. Nesse contexto, o Pacto Nacional contra o Feminicídio intensifica medidas de enfrentamento e reafirma a necessidade de mobilização permanente da sociedade.

Nas Plataformas Urbanas Digitais, combater a violência contra a mulher é um dever coletivo. A naturalização da violência, o silêncio e a relativização dos abusos contribuem para a perpetuação de um ciclo que precisa ser interrompido. Proteger mulheres exige posicionamento, informação e ação contínua.

Além das ações educativas e de conscientização realizadas em suas unidades, as PUDs destacam a importância da rede de apoio existente em Niterói, preparada para acolher, orientar e proteger mulheres em situação de violência com cuidado, sigilo e atendimento humanizado.

Rede de apoio à mulher em Niterói

  • Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180
    Serviço gratuito, disponível 24 horas, para orientação, registro de denúncias e encaminhamentos.
    Você não está sozinha.
  • CEAM – Centro Especializado de Atendimento à Mulher
    Atendimento psicológico, social e jurídico, com foco no acolhimento e na garantia de direitos.
  • Sala Lilás
    Espaço seguro para acolhimento inicial e escuta qualificada de mulheres em situação de violência.
  • Auxílio Social
    Apoio financeiro emergencial para mulheres que precisam romper o ciclo da violência.
  • NUAM – Núcleo de Atendimento à Mulher (24h)
    Atendimento de urgência e emergência em saúde, nas unidades:
    • NUAM Mário Monteiro
    • NUAM Carlos Tortelly
    • NUAM Plaza

As PUDs reforçam que não normalizar a violência é atitude fundamental para salvar vidas. A informação é uma ferramenta de proteção, e o acesso a serviços de apoio pode ser decisivo para que mulheres rompam situações de violência e reconstruam suas trajetórias com dignidade e segurança.

Ao estimular o uso estratégico da tecnologia para ampliar a visibilidade, a proteção e a autonomia das mulheres, as PUDs contribuem de forma efetiva para a construção de trajetórias mais seguras e independentes.

As PUDs são equipamentos comprometidos não apenas com a inovação tecnológica, mas com a promoção da cidadania, da equidade de gênero e racial e da garantia dos direitos das meninas e mulheres nos territórios.

Categorias: Notícias