De abril de 2018 até abril de 2019, a Plataforma Urbana Digital da Engenhoca seguiu uma trajetória positiva de atividades. Nesse 01 ano, foram 4100 usuários cadastrados, mais de 200 turmas ofertadas, com 2605 alunos aprovados nos cursos: Informática básica, inglês, fotografia, Programação para Jovens, Robótica com Lego, Rede de Computadores, Desenvolvimento de jogos, Impressão 3D e Drones.

65% do público são moradores da Engenhoca ou de bairros do entorno. Mais de 70% são crianças, adolescentes e jovens de até 29 anos de idade. Nesse período, tivemos o acesso de 73 pessoas com deficiência, que fizeram uso de programas e equipamentos acessíveis, como: teclados e mouses disponibilizados para pessoas com deficiência visual e com dificuldades motora.

Foram realizadas 10 exibições de cinema ao ar livre. A Plataforma se desenvolveu de forma notável, promovendo 16 (dezesseis) eventos realizados pelo Instituto de Desenvolvimento e Ação Comunitária – Idaco e através de parcerias institucionais, que tiveram por objetivo fomentar cada vez mais o acesso da comunidade à soluções tecnológicas de última geração.

Para essa comemoração de 01 ano, foi realizada a primeira Copa LOL – League Of Legends – um dos jogos mais populares do mundo. Tivemos 12 equipes inscritas, com total de 60 jovens participantes, que competiram através da implantação da estação E-Sports no espaço multiuso, que contém 10 estações gamer. Como perspectiva de ampliação do projeto, ainda esse ano será inaugurado o LabMaker – que se constitui em um laboratório com impressoras 3D, cortadora a laser e osciloscópio.

A Plataforma Urbana Digital também gostaria de agradecer aos nossos parceiros que foram fundamentais para a promoção da Educação, Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura na Cidade, são esses:

Fundação Municipal de Educação, Coordenadoria de Acessibilidade, SuPyGirls – Instituto Tércio Pacitti – UFRJ, Recode, Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente – CRIAAD Barreto, Administração Regional da Engenhoca, Projeto Gugu – Ginástica Terceira Idade, Projeto social Vem Crescer com a Capoeira, Projeto Geek Kong, União Brasileira de Mulheres – UBM, Cisco Networking Academy; Projeto Inovar e Aprender; Studio Ayra, Medialab (UFF), Parque Estadual da Serra da Tiririca; ABREID (Assoc. Bras.de Lixo Eletronico); Adoro Robótica, Comissão de Empreendedorismo e Inovação do Conselho Regional de Administração do Estado do Rio, Enel, Invate, Rogério Alves Ba