A Síndrome de Down é uma modificação genética causada por uma alteração na divisão celular no momento da concepção. Pessoas com a Síndrome em vez de possuírem um par no cromossomo 21, possuem três exemplares (o que é chamado de trissomia 21). Sendo assim, totalizam 47 cromossomos e não 46.

A Síndrome de Down não é uma doença, portanto não impede a aprendizagem, nem que crianças, adolescentes e adultos desenvolvam suas habilidades físicas, intelectuais e artísticas.

Em 2019 a Plataforma realizou a I Edição do evento Ensaio Fotográfico Down que foi um sucesso, porém, devido a pandemia causada pelo Covid-19, as edições posteriores foram canceladas, uma vez que indivíduos com Síndrome de Down são mais suscetíveis a infecções respiratórias.

Por se tratar de um tema de extrema relevância e como acreditamos que o conhecimento é a melhor maneira de acabar com qualquer preconceito, ao longo do mês de março, resolvemos contar um pouquinho da história de cada um dos participantes que se inscreveram na I edição do evento, mostrando que podem e são muito mais que um cromossomo a mais, ao longo desse mês contamos através do ponto de vista dos familiares o que gostam de fazer, suas habilidades, o que os deixam irritados, mostrando que, apesar de algumas dificuldades encontradas no caminho, todos nós seres humanos somos capazes de aprender e de desenvolver nossos potenciais. Como podemos perceber com estes relatos, pessoas com síndrome de Down podem sim ter amigos, namorar, participar de eventos, desfilar em escolas de samba, praticar esportes, desfilar e que o amor e o apoio familiar é de suma importância para o desenvolvimento de qualquer ser humano, independente deste possuir uma deficiência ou não.

A Plataforma Urbana Digital agradece aos familiares de: Kamily Damasceno, Lara Antunes, Kaua Pizzoti, Juan Miguel, Estifany Sophia, Julya Coelho e Giovanna Cândido pelo carinho, parceria e confiança em nosso trabalho. Temos muito orgulho em ser um espaço que promove e acredita na inclusão das Pessoas com Deficiência nas esferas social, educacional e digital.

#PrefeituradeNiteroi#ProgramaNiteroiDigital#PUDEngenhoca#SindromedeDown#Cromossomo21#Inclusao

Categorias: Notícias