Bem vindo à Plataforma Urbana Digital da Engenhoca – ambiente de divulgação científica, popularização da ciência e acesso às novas tecnologias e inovação.

Neste equipamento público pretende-se ampliar a dimensão educacional, lúdica e tecnológica da população prioritariamente da Engenhoca, através da oferta de cinema ao ar livre, da promoção de atividades com jogos tecnológicos, simuladores virtuais, galerias com informações diversas acerca da cidade, oferta e promoção de cursos livres e profissionalizantes na área tecnológica e de outras possibilidades que se abrem a partir da cultura digital e maker.

Cursos

A principal metodologia utilizada nas atividades é a gamificação (Desafio Conectado), propondo um aprendizado mais significativo, envolvente e prazeroso. Os cursos oferecidos são focados na qualificação para o mercado de trabalho e para a formação global, ampliando a dimensão educacional, lúdica, criativa e tecnológica da população.

Os principais cursos oferecidos são:

  • Redes de Computadores ( CISCO – CCNA)

  • Noções Básicas para Impressão 3D.

  • Fotografia Fundamentos

  • Desenvolvimento de Jogos

  • Informática Básica

  • Introdução aos Drones

  • Inglês Básico

  • Noções Técnicas para Montagem e Manutenção de Computador

  • Introdução à Robótica com Lego

E outros em atendimento às demandas apresentadas pelos usuários.

Espaço Gamer

Este espaço disponibiliza computadores Gamers e consoles de última geração, sensor de movimento e jogos de temas variados. Os computadores Gamers contam com máquinas de última geração com placas de vídeo GeForce GTX e RTX e Processadores Intel Core i7, equipados com Mouses, teclados e cadeiras gamer.

Espaço de convivência mediado pela tecnologia

Espaço que é disponibilizado poltronas de assento, wi-fi, pontos de energia para carregadores de celular, totens para: cadastro, inscrição em cursos, reserva de equipamentos/espaço, e, um televisor para apresentação e acompanhamento da fila de espera.

Gruta de realidade virtual

Ambiente moderno e inovador que possibilita experiências realísticas, imersivas e interativas. Neste espaço, temos tablets para acesso a jogos e conteúdos educativos e óculos de realidade virtual com conteúdo interativo, educacional e lúdico. O visitante pode escolher a realidade que deseja experimentar, tendo como principal atrativo um passeio sobre a cidade de Niterói.

Espaço multiuso

Área destinada ao uso livre dos computadores e à oferta de cursos, possibilidade de edição de mídias, utilização para jogos e demais atividades que usem conteúdo digital.

O espaço também possui equipamentos reservados para pessoas com deficiência, organizados de maneira inclusiva, como: computadores com tela touch screen, mesas de fácil acesso à cadeirantes, mouses (trackball e joaninha) e teclados adaptados (com colmeia de acrílico, alto contraste com letras ampliadas e Braille) que facilitam o uso para pessoas com deficiência e / ou mobilidade reduzida. Em conformidade assim, com o disposto no Art 74 da Lei 13.146 denominada Lei Brasileira de Inclusão-LBI de 06 de julho de 2015 que garante à pessoa com deficiência (PcD) o “acesso a produtos, recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e serviços de tecnologia assistiva que maximizem sua autonomia, mobilidade pessoal e qualidade de vida”.

Além disso, dispõe de máquinas com o Sistema Operacional DOSVOX que permite que pessoas cegas desempenhem tarefas com certa autonomia. O espaço conta também com o leitor de telas NVDA para deficientes visuais e o jogo JECRIPE que foi desenvolvido para atender pessoas com deficiência ainda em idade pré escolar

Destaca-se ainda, que além deste espaço, a Plataforma possui rampas de acesso e banheiro adaptado.

Rampas

As paredes da rampa são equipadas com telas interativas que oportunizam ao visitante o contato com conteúdos de três galerias que inclui computação em nuvem, inteligência aliada à comunicação de informações, conectando processos, dados e coisas. Oportunizando, assim, que visitantes e usuários tenham acesso à conteúdos diversos que são periodicamente revisados, com exposições de assuntos relacionados à tecnologia, cursos, eventos e demais temas de interesse da comunidade em geral.

Espaço Plataforma Maker

Inaugurada em 24 de outubro 2019, a Plataforma Maker é o primeiro Espaço Maker (público e gratuito) da Prefeitura Municipal de Niterói. Como projeto integrante da Plataforma Urbana Digital da Engenhoca, o espaço visa ser uma ambiente tecnológico e educativo de fomento à criação, produção e inovação para toda população de Niterói.

Com mais um ambiente de formação e popularização da ciência, o projeto tem por objetivo ampliar o acesso à espaço de produção que estimulem a compreensão sobre novas tecnologias, a partir da promoção da cultura maker – expansão do movimento que incentiva qualquer pessoa a criar e materializar suas ideias, através de acesso a ferramentas digitais(impressoras 3D, cortadora a laser, plotter de recorte e bordadeira).

Destacando assim, a importância de espaços de incentivo à inovação, criatividade e tecnologia para a cidade de Niterói, sobretudo para bairros periféricos como Engenhoca e entorno.

2º Piso sistema de projeção

A sala do segundo andar possui funcionalidade multimídia e é dedicada também à oferta de cursos, videoconferências e projeções de filmes. A sala possui estrutura e conta com equipamento que viabiliza projeções ao ar livre (cinema na Praça) através do ovóide.

Plataforma Urbana Digital da Engenhoca:
Praça José Vicente Sobrinho esquina com a Rua Dom Antônio de Almeida Moraes Junior, S/N, Engenhoca, Niterói – RJ, 24110-645

Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta: 9h às 19h Sábados: 9h30 às 12h30 Domingos e feriados: Espaço fechado

Contatos:

Tel: (21) 984855600
Facebook: https://www.facebook.com/PUD.Engenhoca/
Instagram: https://plataforma_digital_engenhoca
E-mail: plataformaengenhoca@gmail.com

Aplicativo: www.bit.ly/aplicativoPUD