Bem vindo à nova Plataforma Urbana Digital da Engenhoca – ambiente de divulgação científica, popularização da ciência e acesso às novas tecnologias e inovação.

Neste equipamento público pretende-se ampliar a dimensão educacional, lúdica, artística e tecnológica da população prioritariamente da Engenhoca, através da oferta de cinema ao ar livre, da promoção de atividades com jogos tecnológicos, simuladores virtuais, totens com informações diversas acerca da cidade, do desenvolvimento de cursos livres e profissionalizantes na área tecnológica e do desenvolvimento de espaços de arte que se abrem a partir da cultura digital.

Cursos

O foco principal de atuação da Plataforma Urbana Digital da Engenhoca será a gamificação e o desenvolvimento de jogos. Os cursos oferecidos serão focados na qualificação para o mercado de trabalho e para formação global.

Os principais cursos oferecidos são:

  • Linguagem de programação
  • Robótica
  • Fotografia
  • Desenvolvimento de Games
  • Informática Básica
  • Edição Audiovisual

E outros em atendimento às demandas apresentadas pelos usuários.

Espaço Gamer

Este espaço disponibilizará computadores Gamers e consoles de última geração com 2 controles cada, sensor de movimento e jogos de temas variados. Os computadores Gamers serão equipados com tecnologia de realidade virtual.

Espaço de convivência mediado pela tecnologia

Deverão ser disponibilizados tablets para leituras de jornais, livros e revistas digitais e acesso livre mediante autenticação. Ambiente para recepcionar os visitantes. Haverá um totem, com os pontos turísticos da cidade, a agenda cultural, bem como, os serviços oferecidos pela Prefeitura de Niterói.

Gruta de realidade virtual

A realidade é sinônimo de modernização e inovação. A tecnologia possibilita experiências realísticas, imersivas e interativas. Neste espaço, teremos óculos de realidade virtual com conteúdo interativo e lúdico, em forma de cardápio onde o visitante poderá escolher a realidade que deseja experimentar, inclusive um vôo sobre a cidade de Niterói.

Espaço multiuso

Área destinada à oferta de cursos, uso livre dos computadores, possibilidade de edição de mídias, robótica, utilização para jogos e demais atividades que usem conteúdo digital. Serão disponibilizados computadores equipados com tecnologia assistiva para o atendimento de pessoas com deficiência.

Rampas

As paredes da rampa deverão ser equipadas com telas interativas que oportunizem ao visitante o contato com diversos conteúdos, inclusive acerca do bairro Engenhoca.

2º Piso sistema de projeção

A sala do segundo andar terá uma funcionalidade multimídia e será dedicada também à oferta de cursos, videoconferências e projeções de filmes. O ovoide será equipado com um sistema que viabilizará projeções ao ar livre.